Adiciona páginas do menu
This commit is contained in:
parent
94d7c06c86
commit
f37d7e2cce
16
content/combater-o-drm/index.md
Normal file
16
content/combater-o-drm/index.md
Normal file
@ -0,0 +1,16 @@
|
|||||||
|
---
|
||||||
|
title: Combater o DRM
|
||||||
|
---
|
||||||
|
|
||||||
|
- ~~Inscrevendo-se na nossa [Mailing List][1]~~
|
||||||
|
- Não comprando produtos com DRM ([carrega aqui para saber como reconhecê-los][5])
|
||||||
|
- Boicotando empresas que vendam produtos com DRM ([carrega aqui para saber como reconhecê-las][5])
|
||||||
|
- Ajudando a melhorar este site
|
||||||
|
- Tornando-se [sócio da ANSOL][2] e/ou da [AEL][3]
|
||||||
|
- Existem também campanhas internacionais, como a [Defective By Design][4], contribua!
|
||||||
|
|
||||||
|
[1]: http://listas.drm-pt.info/cgi-bin/mailman/listinfo/drm-nao
|
||||||
|
[2]: https://ansol.org/inscricao
|
||||||
|
[3]: https://ensinolivre.pt/?q=node/118
|
||||||
|
[4]: https://www.defectivebydesign.org/
|
||||||
|
[5]: https://drm-pt.info/como-descobrir-drm/
|
161
content/como-descobrir-drm/index.md
Normal file
161
content/como-descobrir-drm/index.md
Normal file
@ -0,0 +1,161 @@
|
|||||||
|
---
|
||||||
|
title: Como descobrir DRM
|
||||||
|
---
|
||||||
|
|
||||||
|
Nesta página encontra uma lista, que vai sendo actualizada, com produtos que
|
||||||
|
têm DRM e empresas que apoiam ou incentivam a utilização de DRM. Se encontrou
|
||||||
|
um produto com DRM que não esteja aqui listado, coloque nos comentários.
|
||||||
|
Ajude-nos a completar esta lista!
|
||||||
|
|
||||||
|
## Música
|
||||||
|
|
||||||
|
- CD corrompidos, das editoras\*:
|
||||||
|
- Sony
|
||||||
|
- Warner
|
||||||
|
- Universal
|
||||||
|
- Blue Note Records (pertence à Universal)
|
||||||
|
- …
|
||||||
|
- iOS (iPod, iPad e iPhone)
|
||||||
|
- Zen da Creative
|
||||||
|
- Zune da Microsoft
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Vídeo
|
||||||
|
|
||||||
|
DVDs de:
|
||||||
|
|
||||||
|
- BBC
|
||||||
|
- Castello Lopes
|
||||||
|
- Fortíssimo Films
|
||||||
|
- LNK Audiovisuais
|
||||||
|
- Planeta DeAgostini
|
||||||
|
- Prisvideo
|
||||||
|
- Sony
|
||||||
|
- NOS (Lusomundo)
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Jogos Electrónicos
|
||||||
|
|
||||||
|
- Electronic Arts
|
||||||
|
- PlayStation 2 e PlayStation Portable
|
||||||
|
- XBox e XBox 360
|
||||||
|
|
||||||
|
## Livros Digitais
|
||||||
|
|
||||||
|
- LeYa
|
||||||
|
- Wook/Porto Editora
|
||||||
|
- Bertrand
|
||||||
|
- Fnac/Kobo\*\*
|
||||||
|
- iTunes Store
|
||||||
|
- Amanzon/Kindle\*\*
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Áudio Livros
|
||||||
|
|
||||||
|
- iTunes Store
|
||||||
|
- Audible
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Informática
|
||||||
|
|
||||||
|
- Windows Vista (e Windows 7)
|
||||||
|
- Computadores Vista Ready (se quiser saber como comprar um computador sem Sistema Operativo em Portugal veja aqui)
|
||||||
|
- Campanha Trusted Computing Platform Alliance
|
||||||
|
- MacBook
|
||||||
|
- Todos os computadores com selo de Windows 8 têm DRM para o impedir de instalar outro Sistema Operativo
|
||||||
|
|
||||||
|
## Empresas que usam ou promovem DRM
|
||||||
|
|
||||||
|
- Adobe
|
||||||
|
- Alcatel-Lucent
|
||||||
|
- Apple
|
||||||
|
- AMD
|
||||||
|
- Amazon
|
||||||
|
- Ascent Media
|
||||||
|
- BBC
|
||||||
|
- Bertrand
|
||||||
|
- Best Buy
|
||||||
|
- Bioware
|
||||||
|
- Blueprint
|
||||||
|
- BT
|
||||||
|
- CableLabs
|
||||||
|
- Catch Media
|
||||||
|
- CinemaNow
|
||||||
|
- Cineplex Entertainment
|
||||||
|
- Cisco
|
||||||
|
- Comcast
|
||||||
|
- Cox Communications
|
||||||
|
- Creative
|
||||||
|
- CSG Systems
|
||||||
|
- Deluxe
|
||||||
|
- Disney
|
||||||
|
- DivX
|
||||||
|
- Dolby
|
||||||
|
- DTS
|
||||||
|
- EMI
|
||||||
|
- EuEbooks
|
||||||
|
- ExtendMedia
|
||||||
|
- Flor De Utopia
|
||||||
|
- Fox Entertainment
|
||||||
|
- Google
|
||||||
|
- HarperCollins
|
||||||
|
- HP (Hewlett-Packard)
|
||||||
|
- Huawei Technologies
|
||||||
|
- IBM
|
||||||
|
- Intel
|
||||||
|
- Irdeto
|
||||||
|
- LeYa
|
||||||
|
- LG
|
||||||
|
- Liberty Global
|
||||||
|
- Lionsgate
|
||||||
|
- LOVEFiLM
|
||||||
|
- Lusomundo
|
||||||
|
- Marka
|
||||||
|
- Marvell Semiconductor
|
||||||
|
- Matsushita (Panasonic)
|
||||||
|
- MGM
|
||||||
|
- Microsoft
|
||||||
|
- MOD Systems
|
||||||
|
- Motorola
|
||||||
|
- MPO
|
||||||
|
- MyEBooks
|
||||||
|
- Nagravision
|
||||||
|
- NBC Universal
|
||||||
|
- NDS Group
|
||||||
|
- Netflix
|
||||||
|
- Neustar
|
||||||
|
- Nokia
|
||||||
|
- Nvidia
|
||||||
|
- Panasonic
|
||||||
|
- Paramount Pictures
|
||||||
|
- Penguin
|
||||||
|
- Philips
|
||||||
|
- PortoEditora
|
||||||
|
- Red Bee Media
|
||||||
|
- Rhapsody
|
||||||
|
- RIAA
|
||||||
|
- Rovi
|
||||||
|
- Saffron Digital
|
||||||
|
- Samsung
|
||||||
|
- Secure Path
|
||||||
|
- Sonic Solutions
|
||||||
|
- Sony
|
||||||
|
- Spotify
|
||||||
|
- Switch Communications
|
||||||
|
- Tesco
|
||||||
|
- Thomson
|
||||||
|
- Toshiba
|
||||||
|
- Twentieth Century Fox
|
||||||
|
- Universal
|
||||||
|
- Verimatrix
|
||||||
|
- VeriSign
|
||||||
|
- Warner Brothers
|
||||||
|
- Zoran
|
||||||
|
|
||||||
|
\* – Nos últimos tempos, e pressionadas pelos consumidores, estas editoras
|
||||||
|
começaram a deixar de colocar DRM em alguns produtos, mas os CD e MP3
|
||||||
|
publicados anteriormente continuam a ter DRM.
|
||||||
|
|
||||||
|
\*\* – Nestes casos, os detentores de direitos têm a hipótese de escolher que
|
||||||
|
as suas obras não tenham DRM, mas os consumidores não têm nenhuma forma de
|
||||||
|
saber, antes de comprar, se o livro tem ou não DRM.
|
5
content/contactos/index.md
Normal file
5
content/contactos/index.md
Normal file
@ -0,0 +1,5 @@
|
|||||||
|
---
|
||||||
|
title: Contactos
|
||||||
|
---
|
||||||
|
|
||||||
|
Pode contactar a ANSOL por email: [contacto@ansol.org](mailto:contacto@ansol.org)
|
66
content/faq/index.md
Normal file
66
content/faq/index.md
Normal file
@ -0,0 +1,66 @@
|
|||||||
|
---
|
||||||
|
title: Perguntas Frequentes
|
||||||
|
---
|
||||||
|
|
||||||
|
Segue-se uma lista de perguntas frequentes e respectivas respostas. Se tem uma
|
||||||
|
dúvida em relação a este assunto, e quiser vê-la respondida, pode adicionar a
|
||||||
|
sua questão nos comentários e ela será respondida.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Quais são os meus direitos actuais?
|
||||||
|
|
||||||
|
Se uma obra com DRM o impedir de fazer algo a que teria legalmente direito
|
||||||
|
(cópia privada, por exemplo, ou qualquer outra utilização livre do Código de
|
||||||
|
Direito de Autor e Direitos Conexos), pode pedir o conteúdo, sem restrições, à
|
||||||
|
IGAC. Infelizmente eles ir-lhe-ão responder que não têm esse conteúdo, e
|
||||||
|
recusar-se-ão a fazer algo para o ter…
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Porque é que o DRM é mau para a liberdade dos utilizadores de Software?
|
||||||
|
|
||||||
|
O DRM é incompatível com Software Livre. DRM é apenas possível tornando algumas
|
||||||
|
partes dum programa de computador um segredo para os utilizadores e
|
||||||
|
não-modificável, o que é um ataque directo às liberdades dos utilizadores. O
|
||||||
|
DRM não consegue funcionar enquanto sendo Software Livre visto que isso iria
|
||||||
|
permitir que as medidas de restrição pudessem ser eliminadas.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Devo incentivar aqueles que me tratam como um ladrão?
|
||||||
|
|
||||||
|
Não. A equipa do DRM-PT incentiva o boicote a produtos com DRM e aqueles que os promovem.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Existem formatos/dispositivos que tentam limitar os meus direitos?
|
||||||
|
|
||||||
|
Sim, os formatos ou dispositivos que tenham tecnologias de DRM estão a a limitar os seus direitos.
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## É legal essa tentativa de limitação dos meus direitos? Que posso fazer?
|
||||||
|
|
||||||
|
Ver “Quais são os meus direitos actuais?”
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## O que é DRM?
|
||||||
|
|
||||||
|
A resposta encontra-se na página ["O que é o DRM"][1].
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Mas o DRM Social já não é mau, pois não?
|
||||||
|
|
||||||
|
A resposta encontra-se na página ["Social DRM"][2].
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Como saber da existência de DRM num produto?
|
||||||
|
|
||||||
|
A resposta encontra-se na página ["Como descobrir DRM"][3].
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
## Como combater o DRM?
|
||||||
|
|
||||||
|
A resposta encontra-se na página ["Combater o DRM"][4].
|
||||||
|
|
||||||
|
|
||||||
|
[1]: https://drm-pt.info/o-que-e-drm/
|
||||||
|
[2]: https://drm-pt.info/2013/04/21/social-drm/
|
||||||
|
[3]: https://drm-pt.info/como-descobrir-drm/
|
||||||
|
[4]: https://drm-pt.info/combater-o-drm/
|
BIN
content/imprensa/drmebooks.odt
Normal file
BIN
content/imprensa/drmebooks.odt
Normal file
Binary file not shown.
BIN
content/imprensa/drmebooks.pdf
Normal file
BIN
content/imprensa/drmebooks.pdf
Normal file
Binary file not shown.
44
content/imprensa/index.md
Normal file
44
content/imprensa/index.md
Normal file
@ -0,0 +1,44 @@
|
|||||||
|
---
|
||||||
|
title: Imprensa
|
||||||
|
---
|
||||||
|
|
||||||
|
## Flyers
|
||||||
|
|
||||||
|
- DRM em eBooks [[PDF][1] | [ODT][2]]
|
||||||
|
|
||||||
|
## Apresentações
|
||||||
|
|
||||||
|
- [Apresentação sobre o DRM na Indústria Discográfica [PDF]][3]
|
||||||
|
- [Transcrição de uma apresentação sobre o DRM (em Inglês)][4]
|
||||||
|
|
||||||
|
## Artigos
|
||||||
|
|
||||||
|
- [Artigo em Português intitulado “DRM e as suas consequências”][5]
|
||||||
|
- [Artigo de Opinião no Diário Económico intitulado “O dinheiro dos músicos”][6]
|
||||||
|
- [“Anti-DRM”, artigo que explica o que é que são os DRM e quais os seus problemas][7]
|
||||||
|
- [O fim do DRM e uma nova era na música][8]
|
||||||
|
|
||||||
|
## Filmes
|
||||||
|
|
||||||
|
- [Animação em Flash, em Português][9]
|
||||||
|
- [Filme da acção de sensibilização de 25 de Maio][10]
|
||||||
|
- [Palestra sobre DRM][11]
|
||||||
|
|
||||||
|
## Outros sites
|
||||||
|
|
||||||
|
- [Campanha Restrições Tecnológicas: você paga e leva menos – site Brasileiro sobre DRM][12]
|
||||||
|
- [Defective By Design – site da Free Software Foundation][13]
|
||||||
|
|
||||||
|
[1]:
|
||||||
|
[2]:
|
||||||
|
[3]: https://github.com/marado/DRM-presentation/blob/master/music-industry.pdf
|
||||||
|
[4]: https://web.archive.org/web/20150316045812/http://www.dashes.com/anil/stuff/doctorow-drm-ms.html
|
||||||
|
[5]: https://web.archive.org/web/20070711080900/http://deinix.dei.uc.pt/zine/3/02-DRM.pdf
|
||||||
|
[6]: https://web.archive.org/web/20080225114247/http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/opinion/columnistas/pt/desarrollo/736334.html
|
||||||
|
[7]: http://oterceiroolho.lusopt.info/anti-digital-rights-management/23/09
|
||||||
|
[8]: https://web.archive.org/web/20070510222650/http://expresso.clix.pt/COMUNIDADE/blogs/paulo_querido/archive/2007/04/06/31886.aspx
|
||||||
|
[9]: https://web.archive.org/web/20070710100617/http://drm.ideias3.com/drm.swf
|
||||||
|
[10]: https://www.youtube.com/watch?v=-VKZcfohlt8
|
||||||
|
[11]: https://www.youtube.com/watch?v=7v7UiqmeSTw
|
||||||
|
[12]: https://web.archive.org/web/20080720004814/http://www.idec.org.br/restricoestecnologicas/
|
||||||
|
[13]: https://www.defectivebydesign.org/
|
32
content/o-que-e-drm/index.md
Normal file
32
content/o-que-e-drm/index.md
Normal file
@ -0,0 +1,32 @@
|
|||||||
|
---
|
||||||
|
title: O que é o DRM?
|
||||||
|
---
|
||||||
|
|
||||||
|
DRM é uma sigla, que significa, _Digital Rights Management_, embora seja mais
|
||||||
|
apropriado dizer _Digital **Restrictions** Management_ ou, em Português, Gestão
|
||||||
|
Digital de Restrições. Estas tecnologias são commumente chamadas de tecnologias
|
||||||
|
anti-cópia ou contra a cópia e estão referidas na lei portuguesa (Código de
|
||||||
|
Direito de Autor e Direitos Conexos) como Medidas Tecnológicas ou de Carácter
|
||||||
|
Tecnológico.
|
||||||
|
|
||||||
|
Como o seu nome indica, a gestão de direitos digitais aplica-se somente aos
|
||||||
|
meios digitais. O conteúdo digital tem ganho popularidade sobre o conteúdo
|
||||||
|
analógico por dois motivos: o primeiro deve-se ao facto das vantagens técnicas
|
||||||
|
associadas com a sua produção, reprodução e manipulação e o segundo porque, na
|
||||||
|
maioria das vezes, a qualidade é superior em relação ao analógico. Desde o
|
||||||
|
nascimento dos computadores pessoais, os arquivos de conteúdo digital
|
||||||
|
tornaram-se um meio fácil de fazer cópias de modo ilimitado sem aparecer
|
||||||
|
qualquer perda na qualidade das cópias subsequentes. Muito conteúdo analógico
|
||||||
|
perde qualidade com cada geração copiada e frequentemente durante o seu uso
|
||||||
|
normal. A popularidade da Internet e das ferramentas para partilhar arquivos
|
||||||
|
simplificou a distribuição de conteúdo digital.
|
||||||
|
|
||||||
|
A disponibilidade de múltiplas cópias perfeitas de material sujeito a direitos
|
||||||
|
de autor foi entendida pela indústria como um golpe ao seu modelo de negócio,
|
||||||
|
em especial dentro da indústria fonográfica, cinematográfica e dos jogos
|
||||||
|
electrónicos. Estes modelos de negócio tradicionais recaem na habilidade de
|
||||||
|
obter lucro por cada cópia feita do trabalho digital, e algumas vezes por cada
|
||||||
|
execução daquele material. O DRM foi criado e planeado por essas empresas e
|
||||||
|
indivíduos, que tentam transpor esses modelos de negócio tradicionais para o
|
||||||
|
mundo digital, mas com medidas para restringir a duplicação e disseminação do
|
||||||
|
seu conteúdo.
|
Loading…
Reference in New Issue
Block a user