33 lines
1.9 KiB
Markdown
33 lines
1.9 KiB
Markdown
---
|
|
title: O que é o DRM?
|
|
---
|
|
|
|
DRM é uma sigla, que significa, _Digital Rights Management_, embora seja mais
|
|
apropriado dizer _Digital **Restrictions** Management_ ou, em Português, Gestão
|
|
Digital de Restrições. Estas tecnologias são commumente chamadas de tecnologias
|
|
anti-cópia ou contra a cópia e estão referidas na lei portuguesa (Código de
|
|
Direito de Autor e Direitos Conexos) como Medidas Tecnológicas ou de Carácter
|
|
Tecnológico.
|
|
|
|
Como o seu nome indica, a gestão de direitos digitais aplica-se somente aos
|
|
meios digitais. O conteúdo digital tem ganho popularidade sobre o conteúdo
|
|
analógico por dois motivos: o primeiro deve-se ao facto das vantagens técnicas
|
|
associadas com a sua produção, reprodução e manipulação e o segundo porque, na
|
|
maioria das vezes, a qualidade é superior em relação ao analógico. Desde o
|
|
nascimento dos computadores pessoais, os arquivos de conteúdo digital
|
|
tornaram-se um meio fácil de fazer cópias de modo ilimitado sem aparecer
|
|
qualquer perda na qualidade das cópias subsequentes. Muito conteúdo analógico
|
|
perde qualidade com cada geração copiada e frequentemente durante o seu uso
|
|
normal. A popularidade da Internet e das ferramentas para partilhar arquivos
|
|
simplificou a distribuição de conteúdo digital.
|
|
|
|
A disponibilidade de múltiplas cópias perfeitas de material sujeito a direitos
|
|
de autor foi entendida pela indústria como um golpe ao seu modelo de negócio,
|
|
em especial dentro da indústria fonográfica, cinematográfica e dos jogos
|
|
electrónicos. Estes modelos de negócio tradicionais recaem na habilidade de
|
|
obter lucro por cada cópia feita do trabalho digital, e algumas vezes por cada
|
|
execução daquele material. O DRM foi criado e planeado por essas empresas e
|
|
indivíduos, que tentam transpor esses modelos de negócio tradicionais para o
|
|
mundo digital, mas com medidas para restringir a duplicação e disseminação do
|
|
seu conteúdo.
|