--- categories: [] metadata: node_id: 56 event: location: The Barber Shop, Lisboa site: title: http://www.thisisthebarbershop-agencia.com/ url: http://www.thisisthebarbershop-agencia.com/ date: start: 2012-04-05 18:30:00.000000000 +01:00 finish: 2012-04-05 20:00:00.000000000 +01:00 map: {} layout: evento title: 'Agência: Algumas Formas ao Alcance de Todas as Mãos II' created: 1334620491 date: 2012-04-17 aliases: - "/evento/56/" - "/node/56/" ---

Ciclo de conversas. Nesta edição: "Público, Privado e Comum" por Ricardo Noronha (Unipop) e "Copyright Policies | Free/Open Culture Movements" por Teresa Nobre (Creative Commons)

Tunísia. Um só país foi suficiente para desencadear uma avalanche de protestos e revoluções, do Egipto à Síria, pelo Norte de África e Médio Oriente, com resultados ainda ambíguos e por definir. Entretanto, as margens a norte do Mediterrâneo são banhadas pela especulação dos mercados financeiros, que saídos da bolha imobiliária da década de 2000 exploram agora a dívida externa. Enquanto a Troika (BCE-FMI-CE) volta a ceder empréstimos a países europeus, a União Europeia questiona discretamente a perenidade da zona Euro. A esta dinâmica acrescenta-se o vocabulário da ocupação, agora re-descoberto entre as ruas e o espaço virtual da internet.

Embora não pretendamos abordar a totalidade e complexidade de 2011, é-nos difícil sintetizar aqui um ano tão intenso sem sentir que se perderia algo da urgência que justifica fazer Agência: Algumas Formas ao Alcance de Todas as Mãos, uma segunda vez. Foram os eventos deste mesmo ano que nos convidaram a abrir o campo especulativo da edição anterior, ampliando o campo de acção para temas como a mediação pública da propriedade intelectual, e a exemplaridade do debate sobre a sua jurisdição para lá do virtual, bem como a intrusão do financeiro no quotidiano.

Da perseguição do Wikileaks ao encerramento do Megaupload, estaremos porventura a testemunhar uma viragem no potencial da internet, quer pelo seu crescente policiamento, quer pela sua capacidade regeneradora e produtora de novos modelos de partilha? No mesmo nano-segundo da transacção informática coexistem a liberdade de partilha como prometida pela internet e a acumulação de capital permitida pela financialização. Como poderemos compreender a ciclicidade das crises do capitalismo, ou a topologia das interacções de uma sociedade financializada, face aos modelos de feedback propostos pela cibernética estruturais à economia contemporânea? Questões como o regime de risco e de dívidocracia, reforçado pela crise europeia, bem como as suas consequências para uma acrescida precariedade laboral e para a mercantilização da propriedade intelectual, estarão em debate. De modo a abordar esta dinâmica será necessário, em última instância, fazer um levantamento das discussões sobre o Comum tidas ao longo da última década; qual a sua capacidade de resposta e quais as suas transformações actuais.