web-ansol.org/content/post/2012-03-25-direito-de-autor.md

2.6 KiB

categories metadata layout title created date aliases
slide node_id
slide_value
0
6
page Direito de Autor 1332707713 2012-03-25
/node/6/
/page/6/
/politica/da/
  • EUCD: é uma directiva europeia que implementa, pela primeira vez, restrições de acesso no Direito de Autor, para além de criminalizar quer a neutralização de "medidas eficazes de carácter tecnológico", quer discussões que possam facilitar a sua neutralização. Infelizmente, pela sua redação a directiva interfere no desenvolvimento de Software Livre que inclua o que possa ser considerado como "medidas eficazes de carácter tecnológico", como o sistema de permissões do kernel linux, e impede a criação de Software Livre que aceda a obras protegidas por este tipo de medidas, como software para leitura de DVDs. Nesta página encontra artigos sobre a EUCD, o projecto-lei publicado pelo Gabinete de Direito de Autor e a proposta de modificação do projecto-lei enviada pela ANSOL.
  • Cópia Privada: regime onde se presume que pelo ato da cópia privada existe um prejuízo, do qual recorre uma remuneração a pagar aos detentores de direitos, normalmente levando a taxas em dispositivos de armazenamento, para dar um exemplo da mais evidente forma de injustiça entre as várias que frequentemente estão associadas. A tentativa de 2011, o Projeto de Lei 118/XII do Partido Socialista, teve tão forte oposição da comunidade digital portuguesa que a maioria dos partidos políticos acabaram opondo-se ao projeto levando a que o PS o tenha retirado. Em 2014 o Governo volta a apresentar um pacote legislativo que, entre outras coisas, incide sobre a matéria.
  • ACTA é uma proposta de tratado entre a União Europeia, os Estados Unidos, Suíça, Japão, Austrália, República da Coreia, Nova Zelândia e México. Entre muitos defeitos encontrados neste acordo, como o facto de violarem as liberdades dos cidadãos, ou o facto de considerarem medicamentos genéricos como sendo contrafeitos, este acordo é uma ameaça para o Software Livre, dificultando a sua distribuição, utilização, aceitação e desencentivando a sua criação. Em Janeiro de 2012 o Governo Português vinculou-se a este acordo, e em Maio do mesmo ano a Assembleia da República recusou uma proposta de desvinculação ao mesmo. O tratado terá ainda de ser ratificado pelo Parlamento Europeu, o que está presvisto acontecer em Junho de 2012.