web-ansol.org/content/post/2012-03-27-copia-privada.md

2.4 KiB

categories metadata layout title created date aliases
slide node_id
slide_value
0
10
page Cópia Privada 1332885825 2012-03-27
/node/10/
/page/10/
/politica/copiaprivada/

A Cópia Privada é um regime jurídico onde por atos legítimos de cópia privada realizados por cidadãos se presume que existe um prejuízo para os titulares de direitos de autor. Desde a sua formalização há várias décadas, nunca ninguém conseguiu demonstrar que existisse qualquer prejuízo, e os poucos estudos feitos concluem que não só não há prejuízo como oferece mais oportunidades de divulgação.

A forma de compensar esse alegado prejuízo normalmente concretiza-se em taxas aplicadas a equipamentos de armazenamento.

A última vez que tal foi introduzido foi com a implementação da lei 50/2004, onde se taxaram pela primeira vez equipamentos de armazenamento digital, nomeadamente nos Compact Disco Digital Audio Discs (vulgo CDs) e nos Digital Versatile Discs. (vulgo DVDs).

Publicamente conhecido e combatido pela ANSOL desde 2009, surgiu o projeto de lei 118/XII, proposto pelo Partido Socialista, que não só acrescentaria injustas taxas a todos os equipamentos de suporte digital, como introduziria a perda do direito que os autores têm de não ter expetativas de lucro com alguma obra sua.

Felizmente toda oposição levantada pela comunidade portuguesa, incluindo a ANSOL, levou ao esclarecimento da maioria dos grupos parlamentares, levando a que o Partido Socialista tenha optado por retirar o projeto para que não fosse imediatamente chumbado. Contudo prometeram que voltariam a tentar em breve, regresso esse que ocorreu em 2014, pela mão do Governo. A ANSOL combaterá também o novo pacote legislativo, tendo inclusivé criado uma petição nesse sentido.

Sendo um tópico em constante evolução, aconselhamos a leitura das últimas notícias sobre o assunto.